O sucesso do seu emagrecimento e da sua saúde estão totalmente ligados à escolha os alimentos que você consome. Leia essa matéria escrita pela nossa CEO pela @fabiboeri e aprenda a ler o rótulo dos alimentos de forma FÁCIL e EFICAZ.
Pesquisa revela que apenas 52% dos brasileiros tem o hábito de ler os rótulos dos alimentos. A pesquisa foi promovida pelo *Datafolha contou com a participação de cerca de 2.573 pessoas em 160 cidades brasileiras.
E segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), apenas 25,1% da população é capaz de compreender totalmente o que dizem os rótulos
Mas será que todas as pessoas que consideram saber ler rótulos, estão focando em ler o que REAMENTE IMPORTA?
Muitos dizem que leem as embalagens dos produtos que vão comprar para ver validade, calorias, “se tem glúten ou lactose eu não compro”, “se é diet ou light eu compro”, “eu leio quando compro para meus filhos”. Mas saber efetivamente ler rótulos vai muito além disso: não é apenas para quem quer emagrecer ou comprar para crianças, é uma questão de SAÚDE. É para quem quer COMER MELHOR e, consequentemente, GANHAR QUALIDADE DE VIDA. E isso importa sempre, para qualquer perfil de pessoa.
Então eu separei aqui 6 ITENS que você precisa entender e prestar atenção, para saber se está comprando exatamente o que você ACHA está comprando. E ao final da matéria, estou deixando também uma DICA valiosa!
1. CALORIAS x INGREDIENTES
A partir de hoje, a ÚLTIMA coisa que você vai olhar é a QUANTIDADE DE CALORIAS. E a PRIMEIRA coisa será a LISTA DE INGREDIENTES. Essa é uma regra sabe para aprender a ler o rótulo dos alimentos.
Isso porque IMPORTA MUITO MAIS a QUALIDADE DAS CALORIAS, ou seja, de quais ingredientes elas provem, do que a quantidade.
Muitas vezes um produto que é pouco calórico, para compensar sabor, textura e até a validade, está lotado de aditivos químicos que podem até não te engordar naquele exato momento, mas prejudicam a sua SAÚDE e com certeza vão prejudicar o seu PROCESSO DE EMAGRECIMENTO a longo prazo.
2. ENTENDENDO A LISTA DE INGREDIENTES
Você sabia que os ingredientes estão listados por ordem de quantidade no produto?
Isso quer dizer que o primeiro ingrediente desta lista é o que está presente em maior quantidade, e por aí segue a ordem. Então EVITE produtos se os primeiros nomes que aparecerem nesta lista forem:
- Açúcar – não apenas o branco refinado! Tome cuidado também com os “açúcares mascarados”, como por exemplo: Açúcar Invertido, Açúcar Orgânico / Açúcar Mascavo / Caldo de Cana (apesar de serem mais naturais, ou seja, menos processados, possuem alto índice glicêmico – o mesmo do açúcar branco refinado – e não são interessantes para quem busca emagrecimento), Mel (mesmo caso: apesar de ser natural, possui alto índice glicêmico, proveniente de carboidratos chamados glicose e frutose, e não é interessante para quem busca emagrecimento), Xarope “de alguma coisa”, Maltodextrina, Dextrose etc. ATENÇÃO: não confunda Dextrose com POLIDEXTROSE. A Polidextrose é um tipo de fibra prebiótica, que inclusive adicionamos em nossas Delícias Fit, para ficarem ainda MAIS SAUDÁVEIS e RICAS EM FIBRAS. Tem matéria aqui no Blog também falando sobre ela (é só clicar aqui).
- Gordura vegetal hidrogenada – ou se for apenas “gordura vegetal” não se sabe exatamente do que se trata, então fuja também!
- Farinha de trigo (mesmo quando diz que é enriquecida com ferro e ácido fólico) – existem também outros tipos de “farinhas brancas mascaradas”, como Féculas, Amido (a maioria deles ainda é Transgênico, fuja!), Tapioca (a diferença dela está apenas no fato de ser sem glúten, mas também não é interessante para emagrecimento).
- Nomes “estranhos” e desconhecidos como: Glutamato monossódico, BHA, BHT, corantes artificiais, dióxido de enxofre, sulfitos etc. Se você não sabe o que quer dizer, OU você não compra OU você faz que nem eu (@fabiboeri): procura no Google – foi assim que aprendi a ler rótulos (quando decidi mudar meu estilo de vida), me apaixonei pelo tema (nutrição e saúde) e desenvolvi “do zero” todos os produtos da Delícias Fit.
3. %VD: PERCENTUAL DE VALORES DIÁRIOS
É um número que indica a quantidade em percentual (%) que este produto possui de cada nutriente (carboidrato, proteína etc.), em relação a uma dieta de 2000 calorias POR DIA.
Note: (1) Por lei, os valores diários de uma Tabela Nutricional são baseados em uma dieta de 2000 calorias, ENTRETANTO, sua dieta pode ser baseada em mais ou menos calorias. Como sempre falo: devemos respeitar a INDIVIDUALIDADE de cada um. (2) Além disso, esses valores se referem à quantidade TOTAL DO DIA.
4. PORÇÃO
Cuidado com as “pegadinhas” da Tabela Nutricional. Muitas vezes, o produto inteiro possui por exemplo 200g, mas a informação nutricional se refere a 30g. Então sempre se atente ao tamanho da porção indicado na Tabela.
5. APRENDA A LER O RÓTULO POR INTEIRO
Isso vai fazer com que você tenha mais embasamento (maiores informações) para entender se aquele produto é realmente saudável e se é o que você está buscando naquele momento. Por exemplo: você já se deparou com um produto, como um pão integral por exemplo, que tem os dizeres: “este não é um produto reduzido em calorias”? Isso quer dizer que ele não é Light.
Produtos LIGHT necessariamente são produtos com REDUÇÃO CALÓRICA em relação a versão “original”. O que não quer dizer que são saudáveis.
Assim como produtos DIET necessariamente tem que ser SEM AÇÚCAR (pois são voltados para diabéticos), mas muitas vezes podem conter aumento na quantidade de gordura (inclusive pode ser gordura vegetal hidrogenada) e/ou outros aditivos não saudáveis.
SÓDIO também é uma informação muito importante para se atentar, pois muitos produtos industrializados, light, diet etc., tem uma quantidade de sódio muito alta.
ZERO LACTOSE não quer dizer que o produto é feito sem Lactose. Não existe como extrair a Lactose de um produto! O que as empresas fazem é adicionar uma enzima chamada Lactase, a qual é responsável pela quebra e digestão da Lactose. Por isso os intolerantes podem consumir. Entretanto, quem tiver alergia ou intolerância à Proteína do Leite, deve avaliar se o produto não contem mesmo nenhum derivado do Leite.
6. COMPARE OS RÓTULOS
Agora que você já aprendeu tudo o que precisa para ler o rótulo dos alimentos, faça comparação entre os produtos da prateleira em selecione a opção mais saudável e adequada para você.
DICA 1: APLICATIVOS QUE AJUDAM A LER OS RÓTULOS
Mas se mesmo assim você continua com dificuldades em entender os rótulos ou está com pressa (quem sempre? Rsrs), hoje em dia existem aplicativos gratuitos que “leem” os rótulos através do código de barras e apontam se o produto é saudável ou não. O Desrotulando (@desrotulandoapp) é um exemplo deles – disponível para iOS e Android.
DICA 2: NOSSAS DELÍCIAS FIT
Nos nossos Doces Fit você pode confiar! Eu (@fabiboeri) desenvolvi todas as receitas do zero, visando atender uma necessidade minha: queria comer coisas saudáveis e gostosas de verdade! Que coubessem na minha dieta, que fossem práticas para o dia a dia, e que matassem minhas vontades! Rsrs.
Por isso eu me preocupo em selecionar os ingredientes mais naturais possíveis, sempre visando aliar SABOR a VALOR NUTRICIONAL.
Porque COMER é uma experiência que merece ser vivenciada por TODOS!
São diversos produtos Sem Açúcar, Sem Glúten e Sem Lactose, com ingredientes NATURAIS e FUNCIONAIS. Acesse nosso site e garanta já:
https://deliciasfit.com/
DICA 3: SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Fique por dentro de mais conteúdo saudável, dicas para o dia-a-dia, rotina da nossa CEO, promoções, novidades e muito mais: siga os perfis @fabiboeri e @deliciasfitbrazil.