Saiba como e por que melhorar sua saúde intestinal.
O intestino possui cerca de 7 a 9 metros, de 100 a 500 milhões de neurônios, 40 trilhões de bactérias (dentre boas e ruins) e até células que nem humanas são.
Ao contrário do que muitos pensam, o intestino é muito mais do que um enorme tubo excretor, e isso não está associado apenas a evacuar ou não com frequência diária. Vai muito mais além!
Ele pode ser considerado seu segundo cérebro: ele controla muito do que você faz, é responsável por desencadear diversas reações do organismo e influencia em tudo o que você pensa. Grande parte da nossa SAÚDE depende dele. Como eu (@fabiboeri) sempre falo: toda (ou quase toda) doença vem do intestino.
Não sabia ou está duvidando disso? Quer saber mais? Então leia esta matéria até o final.
O INTESTINO TEM DE 7 A 9 METROS DE COMPRIMENTO
Tudo isso justamente por conta de uma das principais funções dele: absorção de nutrientes. A parede intestinal serve como uma barreira, deixando “entrar” o que deve e expelindo o que não deve. Mas essa barreira pode ser comprometida com uma má alimentação (excesso de açúcar, sal e farinhas refinadas, gorduras ruins – principalmente hidrogenada, muita bebida alcoólica e poucas fibras), stress e uso de medicamentos (principalmente, antibiótico).
Então, de nada adianta uma alimentação equilibrada (até com suplementação), se o seu intestino não está apto a absorver tais nutrientes.
ELE POSSUI EM TORNO DE 100 A 500 MILHÕES DE NEURÔNIOS
Quase todo mundo hoje em dia é ANSIOSO. Segundo a ISMA (Associação Internacional do Controle do Stress), 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem de stress; 50% está acima do peso e com problemas de sono; e nunca houve tanta gente no mundo sofrendo de depressão. Estudos recentes mostram que TUDO ISSO tem um ponto em comum: a sua barriga.
Aproximadamente 80% da nossa imunidade está sob responsabilidade do intestino, cerca de 90% da nossa serotonina e 50% da dopamina é produzida ali.
Serotonina é a “substância do bem-estar”, que ajuda a relaxar e a manter o bom humor; ela desempenha importante papel contra a depressão, a ansiedade, a enxaqueca e auxilia na redução dos níveis de estresse; atua também na sensação de saciedade, na libido, na regulação do sono e contra a TPM.
Já a Dopamina é conhecida como o neurotransmissor do prazer; sua função principal é ativar os circuitos de recompensa do cérebro, tendo forte influência nas nossas emoções, no aprendizado, no bom humor e na atenção; além disso, atua controlando o sistema motor e a sua deficiência pode afetar os movimentos.
Tudo isso para conseguir processar uma função ESSENCIAL do corpo: extrair energia dos alimentos. Sem energia, não há vida! Mas vai muito além disso: os neurônios da barriga podem interferir no seu comportamento, nas suas emoções e até no seu caráter.
O intestino é o único órgão do corpo humano que consegue funcionar independentemente do sistema nervoso central. Aliás, ele possui uma rede própria de neurônios (sim, que nem os que são encontrados no cérebro) que coordenam o processamento da comida e trocam informações com o cérebro. Tais neurônios são muito influenciados pelos alimentos e são capazes de mudar toda a população das bactérias do intestino.
O INTESTINO POSSUI DE 20 A 50 TRILHÕES DE BACTÉRIAS
Sabia que de 1,5 a 2kg do nosso peso, se refere às bactérias intestinais? E elas devem estar em equilíbrio pois, caso contrário, os “intrusos” entram no nosso organismo, chegam até a corrente sanguínea e fazem um estrago, a começar por uma inflamação nas células.
Existe uma “luta” diária entre as bactérias boa e ruins, e quando as ruins ganham, ocorre uma situação chamada de disbiose intestinal. Aí entram em nosso organismo moléculas indesejáveis (toxinas, mais bactérias ruins e outras substâncias), que vão disparar os gatilhos dos processos inflamatórios, prejudicando a saúde física e mental, como: alteração no funcionamento intestinal (constipação ou diarreia), desenvolvimento de alguma doença, alguma alergia e/ou intolerância alimentar, pele com espinhas, falta de alguma vitamina ou mineral, gases, distensão abdominal, perda na qualidade do sono, aumento do cortisol (hormônio do stress), fadiga, depressão, mudanças no humor, dificuldade na perda de peso e inflamação em alguma parte do corpo com frequência. Ou seja, as BACTÉRIAS BOAS atuam diretamente no emagrecimento e na prevenção de infecções, alergias, intolerâncias e doenças graves (inclusive o câncer).
As bactérias boas são chamadas de PROBIÓTICOS (existem diversos tipos como lactobacillus e bifidobacterium) e podem ser ingeridos através de alguns alimentos como: iogurtes, leites fermentados, coalhada, kefir, kombucha, picles, azeitonas curadas (em conserva), kimchi (um prato picante típico coreano), miso (um ingrediente típico da culinária japonesa), vinagre de maçã etc.
Os Probióticos precisam de alimento, assim como a gente, para sobreviver e se multiplicarem, ajudando a compor uma boa microbiota intestinal. Tais alimentos são chamados de PREBIÓTICOS. Estes você pode encontrar na feira, por exemplo, e nas nossas DELÍCIAS FIT!
São eles alguns exemplos: banana, aveia, cebola, alho, a cevada, o mel, a chicória, o aspargo, a alcachofra, alimentos ricos em fibras em geral são exemplos de alimentos prebióticos. Turbinamos alguns dos nossos Doces Fit com fibras prebióticas, além das fibras que contém naturalmente nos próprios insumos.
E tanto os PROBIÓTICOS quanto os PREBIÓTICOS podem ser encontrados nas formas de sachês e de cápsulas também, como suplementos. Por serem mais concentrados, acabam recompondo a flora intestinal de forma mais eficiente.
MELHORE SUA SAÚDE INTESTINAL COM ATIVIDADES FÍSICAS
Ah! O intestino gosta bastante também de atividade física. Ao se exercitar, o intestino acaba se mexendo também, sendo positivo para o peristaltismo – movimento natural do intestino – e assim, acaba ajudando até em caso de constipação intestinal.
Portanto, agora, você entende como está tudo interligado? Agora você concorda comigo que toda doença vem do intestino? E que se alimentar mal, ser sedentário e não cuidar da saúde intestinal é um sinal claro de autoagressão diária? Então vamos JUNTOS cuidar de quem cuida da gente (nosso intestino)?
TIPOS DE BACTÉRIAS PROBIÓTICAS x FUNÇÃO
CEPA BACTERIANA | APLICAÇÃO |
Lactobacillus casei | Envolvido na inibição de bactérias nocivas, tratamento de diarreia, alergia, imunomodulação, redução do colesterol e glicemia, doença inflamatória intestinal. Possui estudos também mostrando efeito anti-hipertensivo e antiobesidade, como adjuvante para erradicação do H. pylori e também para a prevenção de infecções comuns em atletas. |
Lactobacillus acidophilus | Tratamento e prevenção de diarreia associada ao antibiótico, síndrome de intestino irritável, redução do colesterol, triglicerídeo e aumento do HDL. |
Lactobacillus plantarum | Reduz colesterol, glicose e peso. |
Lactobacillus rhamnosus | Tratamento de diarreia causada por Clostridium e por antibióticos, terapia adjuvante para erradicação do H. pylori, redução dos sintomas de ansiedade e depressão, aumento da sensibilidade à insulina, redução de peso corporal. |
Bifidobacterium lactis | Aumenta a resposta imune. |
Bifidobacterium bifidum | Reduz a frequência de episódios de diarreia. |
Bifidobacterium infantis | Alivia alguns sintomas da síndrome de intestino irritável. |
Bifidobacterium animalis | Alivia a constipação intestinal Aumenta a sensibilidade à insulina. |
Bifidobacterium longum | Redução dos sintomas de ansiedade. |
Lactobacillus gasseri | Perda de peso. |
Lactobacillus reuteri | Prevenção da perda óssea, redução de cólicas do recém-nascido, terapia adjuvante para erradicação do H. pylori, redução da glicose. |
Lactobacillus paracasei | Tratamento de diarreia aguda e rinite alérgica. |
Lactobacillus helveticus | Redução dos sintomas de ansiedade. |
Saccharomyces boulardi | Tratamento de diarreia causada por Clostridium e por antibióticos; terapia adjuvante para erradicação do H. Pylori. |
Streptococcus thermophilus | Reduz a frequência de episódios de diarreia e os sinais associados com a má digestão da lactose. Alivia alguns sintomas da síndrome de intestino irritável. |
Enterococcus faecium | Tratamento de diarreia aguda e causada por antibiótico. |
QUER MELHORAR SUA SAÚDE INTESTINAL?
Então vem com a Delícias Fit!
Aqui você encontra diversos produtos com ingredientes NATURAIS e FUNCIONAIS, que além de ajudar a melhorar sua saúde intestinal, são deliciosos! Acesse nosso site e garanta já:
https://deliciasfit.com/
SEGUE A GENTE NAS REDES SOCIAIS
Fique por dentro de mais conteúdo saudável, dicas para o dia-a-dia, rotina da nossa CEO, promoções, novidades e muito mais: siga os perfis @fabiboeri e @deliciasfitbrazil.