Qual a função do glúten no organismo?

/
/
Qual a função do glúten no organismo?

Vem cá: você realmente sabe qual a função do glúten no organismo? Perguntamos isso porque nos últimos anos aumentou muito a produção e propaganda de alimentos sem glúten, geralmente associando esse tipo de alimentação a dieta saudável e ideal para perder peso.

Porém, o glúten no organismo não é o responsável pelo pneuzinho no nosso corpo e nem uma substância que nos faz mal. Na verdade, nosso organismo até se beneficia de seu consumo. Claro, exceto se você seja intolerante.

Ficou passada com essa informação? Então, é porque provavelmente você não sabe qual a função do glúten no organismo e foi levada a acreditar que se trata de algo a se evitar como alimentos industrializados ou gorduras nocivas.

Mas agora talvez se pergunte: então, porque tem tanta gente anunciando que vende nutrições sem glúten como se isso fosse uma grande vantagem e diferencial?

Vamos tirar essas dúvidas para você a seguir, nos próximos tópicos. Leia até o final!

Começando pelo básico: o que é glúten?

Para explicar qual exatamente a função do glúten no organismo é necessária uma rápida recapitulação sobre o que é essa substância.

Glúten é uma proteína, na verdade, um composto de proteínas encontrado em alimentos comuns de nosso dia a dia:

  • Farinha de trigo;
  • Aveia;
  • Centeio;
  • Cevada;
  • Malte.

Para ficar em alguns exemplos.

As proteínas que compõe o conjunto que se nomeia como glúten são chamadas prolamina e glutelina. Elas aparecem combinadas com o amido no alimento.

É creditado ao glúten a causa para o pão crescer no forno. Ele é responsável por dar elasticidade, densidade e condensar os alimentos.

Portanto, o glúten é um elemento típico na receita de diversos pratos que necessitamos para nos alimentar. Bilhões de pessoas o consomem todos os dias e por gerações.

Se representasse uma grande ameaça a nossa saúde, provavelmente alguém já teria descoberto e incentivado o seu descarte em nome da sobrevivência e qualidade de vida de nossa espécie.

Ou seja, a associação entre consumo de glúten e “veneno” para o nosso corpo não é um fato. O que leva novamente a questão: qual a vantagem de se consumir alimentos sem glúten?

Já chegamos lá. Antes, falta detalhar qual a função do glúten no organismo.

Veja o próximo tópico.

A função do glúten no organismo

A interação desse composto de proteínas no nosso organismo não é nociva, geralmente. O glúten é um ótimo aliado ao nosso intestino delgado. Ele contribui para distribuir as chamadas “bactérias boas”. Esses organismos têm como efeito auxiliar na digestão dos alimentos.

 A função do glúten no organismo, portanto, é facilitar a nossa digestão.

Exceto se você tenha alergia à proteína. Nesse caso, seu consumo não é nada indicado. O mesmo vale para os celíacos, pessoas intolerantes ou alérgicas ao glúten.

Quando essas pessoas consomem a proteína, apresentam sintomas graves como diarreia, inchaço e dor abdominal. Isto porque ao chegar no intestino delgado, esses alimentos desencadeiam um processo inflamatório levando a destruição de pequenas saliências na parede do intestino (vilosidades).

Essas pessoas necessitam readaptar sua dieta para consumir mantimentos que não tenham glúten.

Alimentos sem glúten: indispensáveis para celíacos

A necessidade de consumir comidas sem glúten por parte dos celíacos explica em parte o boom dessa categoria de produtos alimentícios nestes últimos anos.

Segundo a Associação de Celíacos no Brasil (ACELBRA) mais de um milhão de pessoas sofrem alguma restrição ao glúten no Brasil e 40% da população brasileira é intolerante à lactose.

Como a proteína é quase onipresente nas cozinhas e supermercados, encontrar mantimentos sem glúten é um desafio para muitas pessoas, porém felizmente essa dificuldade vem diminuindo cada vez mais graças ao aumento da percepção sobre o grande contingente de pessoas que não podem dispensar consumo de tais alimentos.

Eliminar glúten ajuda a emagrecer?

Estima-se que o crescimento de alimentos diet, light sem glúten ou lactose tenha crescido significativamente nos últimos 5 anos.

Isso demonstra que não são apenas celíacos que consomem alimentos sem glúten. Não celíacos também passaram a consumir mais, muito provavelmente seduzidos pela propaganda da alimentação saudável, de uma dieta mais fitnesss.

Mas, como dito no começo do artigo, a proteína não é a responsável pelos quilos a mais. Glúten não engorda. O que ocorre é quando o tiramos de nossa dieta, deixamos de consumir carboidratos e gorduras, pois o glúten está presente na maioria dos provimentos ricos com tais substâncias.

Portanto, o emagrecimento decorre da restrição alimentar de alimentos calóricos.

Ou seja, de pouco adiantará você deixar de comer alimentos com glúten e não maneirar no açúcar e na gordura.

Dieta equilibrada

Médicos nutricionistas nem recomendam uma dieta zero em glúten, pois significará uma dieta pobre em fibras e terá como consequência desbalancear a alimentação.

No entanto, não significa que a redução de seu consumo não contribuirá em nada no processo de emagrecimento ou na sua qualidade de vida (em caso de não celíacos).

A retirada do glúten melhora o metabolismo intestinal e reduz a produção de substâncias inflamatórias. 

É comum pessoas com pequenas manifestações alérgicas, como a rinite, melhorarem após a restrição da substância. Portanto, mesmo para os que não são diagnosticados com doença celíaca, é recomendado limitar a ingestão de glúten na alimentação.

O ideal é buscar o equilíbrio, nem exagerar demais no consumo para não desvirtuar a função do glúten no organismo, e nem reduzir a zero para não empobrecer demais o cardápio.

Como substituir o glúten na alimentação?

A dica é substituir alimentos com glúten por outros com função parecida, como a fécula de batata ou mandioca.

Outra dica é investir em uma linha especial de produtos sem glúten de marcas especializadas como a Delícias Fit.

A vantagem é que você encontra em um mesmo lugar várias opções, diminuindo o tempo de procura e aumentando a praticidade.

Nossa linha de produtos é voltada para doces e salgados fit funcionais. Zero de açúcar, glúten e lactose. Somos grandes parceiros de celíacos na busca de opções saborosas que atendam as suas necessidades e também de veganos.

Visite a nossa loja virtual e confira nossas opções. Estamos disponíveis nos principais aplicativos de delivery. Para mais informações, entre em contato.

Gostou deste conteúdo dobre a função do glúten no organismo? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Deixe um comentário

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.

Instagram

Arquivos