Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?

/
/
Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?

Você viu que esse assunto está em alta e finalmente decidiu entender a diferença entre vegetarianismo e veganismo? Ai, que bom, miga. Antes tarde do que nunca. E é bom se informar para evitar gafes.

Se você conhecer um vegano e convidar para uns comes na sua casa, acha que está preparada para servi-lo satisfatoriamente? Pensa que é só não incluir carne que está tudo bem?

Cuidado, porque tem diferença. Você pode achar que está tudo numa boa, mas, na verdade, errou feio, errou rude. 

Também pode ser o caso de você está cada vez mais interessada em aderir ao time dos sem carne, não por questão de dieta, mas por filosofia de vida, porque o vegetarianismo e o veganismo são mais que pregar uma alimentação saudável, é defender uma causa. 

Bom, não importa qual seja a sua motivação. O que importa é que você está aqui querendo saber qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo e tentaremos te ajudar a entender neste post.

Será um prazer.

Chega mais!   

Sobre o vegetarianismo

Para começar explicar a diferença é necessário explicar cada um desses conceitos, desse estilo de vida, dos valores que defendem e que tem na alimentação uma de suas principais características, um dos principais sacrifícios e comprometimento com a causa.

Afinal, mudar a rotina alimentar não é fácil, principalmente quando se trata da rotina de uma vida.

Se engana quem pensa que o vegetarianismo é uma ideia da era moderna. O conceito de uma alimentação saudável baseada em frutas e legumes remonta a Grécia antiga, contudo, certamente o movimento ganhou força na era moderna e hoje se apresenta como um dos mercados de maior crescimento na indústria alimentícia.

Mas não coloquemos os carros diante dos bois. Afinal, o que é o vegetarianismo? O que ele prega? 

Vegetarianismo trata-se de uma alimentação baseada somente em frutas e legumes pelos seguintes motivos:

Trata-se de uma dieta mais saudável que evita comidas muito calóricas e gordurosas. Ótima para evitar complicações com colesterol, diabetes, pressão, etc;

Reduz o sofrimento animal, pois muitos são mantidos em cativeiro a vida toda apenas para ser abatido e servir de alimento.

Também entra na conta o fato que a gigante indústria de agropecuária, para poder criar enormes rebanhos de gado, acaba provocando a destruição e o consumo de recursos naturais. 

Ou seja, o vegetarianismo tem como valores uma vida mais saudável, respeito aos animais e a preservação ambiental.

Mas atenção: há ramificações dentro do vegetarianismo. Isso significa existirem tipos diferentes de vegetarianos e antes de entender a diferença entre vegetarianismo e veganismo é interessante saber quais são esses grupos.

  Ovolactovegetarianos

Esse grupo de vegetarianos retira da rotina alimentar carnes de animais, no entanto, não têm restrições quanto aos laticínios. Também não deixam de consumir ovos. 

Lactovegetarianos

Segue o padrão de todos os grupos de não consumir carne, mas ao contrário dos ovolactovegetarianos não consome ovos. Mas não retiram de suas dietas laticínios como iogurte, queijo, manteiga, leite, etc.

Ovovegetarianos

Grupo que excluem completamente os alimentos derivados de animais. A única exceção são os ovos. 

Sobre o veganismo

O veganismo é considerado um vegetarianismo hardcore, isto é, uma evolução, um passo além dos que decidiram excluir o consumo de carne da dieta. 

Mas como é possível ir a um passo além nesse caso? Deixar de consumir ovos?

Não, menina, o negócio vai mais fundo ainda. 

O vegano não consome nadinha de nada que envolva qualquer tipo de sofrimento animal. E o “consome” empregado aqui não se relaciona necessariamente em botar pra dentro do estômago um alimento, ele é mais amplo.

Por exemplo, um vegano jamais irá vestir um casaco de pele de animal ou usar um cosmético que no seu processo de produção tenha ocasionado dano físico ou emocional a algum ser da natureza. 

Tudo que veste, come e passa no corpo é natural, ou o mais natural possível. Confira no próximo tópico se você sacou qual é a diferença entre vegetarianismo e veganismo!

Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?

Agora fica tudo mais simples para entender a diferença entre vegetarianismo e veganismo. Como viu acima, o vegetariano não come carne, embora existam alguns tipos que façam exceções a laticínios e a consumo de ovos. 

O vegano além de não ingerir carne, não usa qualquer produto que explore um animal, restrição que um vegetariano não tem. Um vegetariano pode seguir firme na sua dieta e usar uma maquiagem extraída do óleo de uma baleia, de uma ostra, etc. Já o vegano, de jeito nenhum.

Dica para não pagar mico com vegetarianos e veganos

Deu pra entender qual é a principal diferença entre vegetarianismo e veganismo não é? Agora, vamos passar uma dica para você não virar motivo de piada entre esses grupos, caso esteja começando a se enturmar com essa galera. 

Uma das dúvidas comuns das pessoas que continuam numa boa com a alimentação carnívora é como os veganos e os vegetarianos conseguem encontrar fontes de proteínas, já que as carnes e gorduras são ricas dos nutrientes.

 Visto que as carnes saem de cena e o corpo humano não pode ficar sem proteínas, como faz?

Essa dúvida virou piada porque é muito recorrente e os “vegetas” e os “vegans” já cansaram de responder. É como o comediante quando houve a pergunta “Qual é o limite do humor?”. 

Bom, pra você não precisar presenciar um revirar de olhos vai à resposta para essa questã:

As proteínas podem ser encontradas em outros alimentos que não carne animal. Por exemplo, soja, lentilha, quinoa são alguns dos alimentos ricos em proteínas. 

É mais trabalhoso identificar esses alimentos e descobrir as melhores combinações? De começo, sim, mas depois que se acostuma tudo fica mais fácil. 

Gostou de saber qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?

Maravilha, mas ainda não acabou. Ainda dá tempo de passar uma dica deliciosa que será de interesse para você que está pensando em aderir a um desses movimentos ou para um conhecido seu que já faz parte do time das frutas e legumes.

Uma loja especializada na fabricação de doces e salgados para vegetarianos e veganos. Convidamos você conhecer a Delicias Fit, somos especializados alimentos deliciosos e fit funcionais.

Zero açúcar, glúten ou lactose!Se curtiu este conteúdo sobre a diferença entre vegetarianismo e veganismo, curta mesmo, por favor! Seu apoio nos ajuda muito. Agradecemos pela leitura. Beijinho.

Deixe um comentário

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.

Instagram

Arquivos