Diferença entre alergia e intolerância alimentar.

/
/
Diferença entre alergia e intolerância alimentar.

Menina, e não é que tem diferença? Alergia e intolerância alimentar não são sinônimos, mas tem uma galera que acha que sim.

Por isso decidir escrever esse artigo para explicar a diferença de cada um e as principais reações (adversas) que geram no nosso organismo. 

Ficou curiosa? Então vem com a tia que você vai entender tudinho nos próximos tópicos.

Siga na leitura!

A diferença entre alergia e intolerância alimentar

Bom, o melhor jeito de começar a explicar a diferença entre às duas é defini-las conceitualmente. Ou seja, explicar como elas são interpretadas do ponto de vista médico. 

Comecemos pela alergia.

A alergia alimentar é uma reação imunológica após ingestão ou contato com determinado alimento. O organismo gera anticorpos para combater as proteínas desse alimento.

Já a intolerância alimentar ocorre quando o alimento não é digerido corretamente por falta de enzimas que processam determinados nutrientes. Por isso, seus principais sintomas se concentram no sistema gastrointestinal. 

Aqui já podemos identificar uma diferença que distingue alergia e intolerância alimentar. Basta nos atentarmos a qualidade de reação que provocam em nosso organismo. 

A alergia desperta uma resposta imunológica, ou seja, o alimento é tratado como um invasor em nosso organismo, como se fosse um vírus que nosso corpo interpreta como uma ameaça a nossa saúde. 

Claro que isso se trata de um equívoco genético, uma falha que faz algo que não tem potencial de fazer mal um elemento potencializador de reações adversas fortes e incômodas. 

A intolerância por seu lado não desperta reações imunológicas, mas trata o alimento como um agente estranho que não sabe lidar por falta de recursos. Consequência? Uma bomba no sistema digestivo causando sintomas para lá de desagradáveis.

E por falar em sintomas, será útil listar os principais gerados pela alergia e intolerância alimentar para ajudar a destacar as diferenças.

Principais sintomas da alergia alimentar

Os sintomas da alergia alimentar surgem rapidamente. Mesmo ingerindo pouca quantidade do alimento. Os efeitos na pele são quase instantâneos.

De cara, a pessoa tem urticária, vermelhidão e coceira intensa na pele.

É comum também inchaço na língua e no rosto. A pessoa também pode apresentar dificuldade para respirar, vômitos e diarreias.

Principais sintomas da intolerância alimentar

Os sintomas da intolerância alimentar não são tão instantâneos quanto os da alergia. Eles surgem geralmente após 30 minutos do consumo do alimento. No entanto, os sintomas podem demorar bem mais para surgir. 

Há casos que os efeitos aparecem após horas ou até de dias. A intensidade dos sintomas está atrelada a quantidade do alimento consumido. Quanto maior a quantidade, mais fortes os sintomas.

Porém, ao contrário da alergia, não há risco de morte em casos de intolerância alimentar.

Outra diferença a se destacar em relação aos sintomas da alergia é que os testes feitos na pele não apresentam alterações.

Os sintomas da intolerância se concentram no sistema digestivo, por isso é comum sentir dores no estômago, excesso de gases intestinais, inchaço na barriga, sensação de queimação na garganta, vômitos e diarreia.

Vale ainda destacar que a intolerância é mais frequente e pode surgir em qualquer pessoa, mesmo que não apresente histórico familiar. 

Já a alergia é mais rara e hereditária, isso significa que muitos membros da família sofrem com o problema ou desenvolverão no futuro.

Como identificar casos de alergia e intolerância alimentar?

Apesar de ter diferenças, há algumas semelhas dos sintomas de alergia e intolerância alimentar que podem confundir. Além disso, na hora do desespero já viu, né, miga? Fica difícil raciocinar e se lembrar da melhor forma de ter a informação que precisa. 

O melhor jeito para ter um diagnóstico seguro é fazendo testes de alergia na pele. Um deles põe gotas dos alérgenos no antebraço e espera a reação.  

Outro teste é chamado provocação. Aplica-se sobre o local que apresenta reação alérgica uma amostra da substância suspeita de provocar a alergia. O estímulo pode ser via nasal, bronquial, oftálmico ou por meio da ingestão do alérgeno.

Se o teste der negativo, é sinal de intolerância. Porém, para ter certeza só com outros exames mais específicos, como de sangue e de fezes. O médico poderá ainda solicitar, para zeras as dúvidas, a retirada de alguns alimentos da dieta para fazer testes.

Quais são os alimentos que provocam alergia e intolerância alimentar?

Então, seria ótimo que apenas alguns alimentos provocassem essas reações no organismo, mas não é assim que a banda toca quando se trata de corpo humano. 

Qualquer alimento tem potencial de causar reações adversas. Basta à gente vir com “alguns defeitos de fábrica” para fazer de um biscoito de maisena uma bomba.

Porém, há alguns alimentos que são mais “complicados”, isto é, causam com mais frequência alergia e intolerância alimentar do que outros. 

Vou listar os mais “danadinhos” para te alertar:

  • Kiwi;
  • Camarão;
  • Tomate;
  • Amendoim;
  • Marisco;
  • Leite de vaca;
  • Ovos;
  • Morango;
  • Nozes;
  • Espinafre;
  • Pão.

Mas não fique na neura hein? Se você comer um desses alimentos e se sentir mal, não significa que com certeza você tem alergia ou intolerância. É necessário surgir mais de um dos sintomas listados e ter exames que comprovem que de fato essa foi à causa do problema. 

Às vezes você passa mal em razão de outro problema, como o preparo da comida… Enfim, analise bem antes de tirar conclusões precipitadas. 

Você tem alergia ou intolerância alimentar? Pega essa dica!

Olha, se você faz parte do grupo que não pode ter contato com determinados alimentos, tenho uma dica super saborosa para te dar. Aliás, uma não, várias. Dá um pulo nas Delícias Fit e confira o catálogo repleto de delícias saborosas com ingredientes naturais. Temos doces para todos os perfis de público: 

  • Vegetarianos;
  • Veganos;
  • Celíacos;
  • Intolerantes à lactose.

Certamente você vai encontrar um alimento para acrescentar no seu cardápio e deixar o seu dia mais saboroso. 

Depois me conta o que achou, ok?E se você curtiu este post, entendeu a diferença entre alergia e intolerância alimentar, peço que curta mesmo. Seu apoio é muito importante para o meu trabalho. A sua opinião também conta muito sobre o conteúdo e sobre os produtos da loja viu? Até a próxima!

Deixe um comentário

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.

Instagram

Arquivos