Comida Low Carb faz bem?

/
/
Comida Low Carb faz bem?

Polêmica na área: comida low carb faz bem? Você que está preocupada com o seu corpo, gosta de saber o que tá rolando no mundo fitness, já deve ter ouvido falar na dieta low carb.

Ela bombou no Brasil lá nos idos de 2017 e 2018 e continua muito em evidência, mas divide opiniões.

Há aqueles que a defendem a ferro e fogo e outros que questionam sua efetividade e até alertam que podem comprometer a saúde.

Hoje resolvemos dar nosso pitaco, nossos 2 centavos sobre o assunto para te ajudar a entender o que significa comida low carb, ou dieta low carb, porque divide opiniões e se vale a pena investir nesse modelo de alimentação para perder peso. 

Pega na nossa mão e leia até o final para finalmente saber o que é comida low carb.

O bê-a-bá

Bom, já diria o poeta: comecemos do começo. E qual seria o começo da dieta low carb? Um livro. 

Tudo começou com um livro lançado na década de 1970 pelo cardiologista Robert Atkins. O título entregou o que prometeu: A dieta revolucionária do Dr. Atkins

A dieta revolucionária proposta pelo Dr. causou barulho na comunidade médica por ir de encontro a um mandamento básico ensinado desde o início dos tempos quando o assunto se trata de alimentação: em vez de incentivar as pessoas a investir na salada, Atkins liberou o consumo livre de gorduras animal!

Ué, o médico endoidou foi? Foi pago pela indústria do bacon?

Não é bem assim. Apesar de polêmico, sua linha de raciocínio tem sentido. Ele não autorizou o “liberou geral”. A sua dieta propõe o seguinte: baixo consumo de carboidratos e alto consumo de proteínas. 

Ou seja, ele dar com uma das mãos e tira com a outra. Ok você investir em carnes, ovos e bacon, mas terá de reduzir brutalmente o consumo de carboidratos, inclusive os refinados, como pães e massas. 

Daí o nome da dieta, “low carb”, (baixa caloria). A comida low carb é aquela que contém baixa calorias com muita proteína. 

Mas gordura não engorda?

A estratégia dessa dieta é a seguinte: deixar de lado alimentos muito calóricos e focar naqueles que promovem mais saciedade, como no caso de alimentos ricos em proteínas. 

Saciedade é a sensação de corpo nutrido. Quanto maior a sensação de saciedade menos fome e vontade de comer você terá.

Ao concentrar a dieta em alimentos ricos em proteínas, como é o caso de alimentos com gordura, a tendência é diminuir a quantidade calórica consumida em um dia devido ao alargamento do período de saciedade. 

Então temos a redução drástica de consumo de carboidratos e redução da quantidade de comida. Combo que resulta em emagrecimento corporal rápido, apesar do consumo de gordura. 

Mais detalhes sobre a dieta low carb

Mas não pensa que é só isso não, miga. Tem mais. 

Além de ter que dispensar o pãozinho do café da manhã, o arroz e o feijão do almoço, a dieta ainda prega preencher a modesta cota de carboidratos com legumes e verduras ricos em carboidratos. 

Quantos % de carboidratos deve ter uma dieta low carb?

Não existe um consenso sobre a quantidade ideal. Sabe-se que varia de 20% a 40% do consumo de calorias por dia. De todo modo, uma redução bem significativa em relação à dieta tradicional, que gira em torno de 55% a 65%.

Última informação antes de partimos para parte da polêmica: a comida low carb que hoje se propaga a torto e a direto não é a mesma apresentada ao mundo pelo Dr. Atkins. 

Com o passar do tempo, ela foi sofrendo adaptações que ora faziam sucesso, ora sumiam do radar até que no final dos anos 2010 voltou com tudo.

Os haters da comida low carb

Até mesmo os críticos reconhecem que a dieta low carb ajuda a reduzir o peso, embora alguns discutam o tamanho da participação da dieta para redução do peso corporal. 

Mas as maiores críticas relacionadas à dieta se voltam ao desequilíbrio nutricional.

Carboidratos pesam na balança? Ok, mas também são ricos em nutrientes que o nosso organismo necessita repor diariamente. Focar em apenas um tipo de alimento não satisfaz as necessidades nutricionais de nosso corpo e pode fragilizar nossa saúde.

Verdade que a dieta proposta por Atkins tenta estabelecer um consumo mínimo justamente para não pesar esse desequilíbrio, mas o que vem ocorrendo nos últimos anos com a popularização da comida low carb é que as pessoas estão se informando na net sobre a dieta e montando por conta própria o cardápio.

Isso é um perigo, porque a maioria das pessoas não tem conhecimento sobre as propriedades nutricionais dos alimentos ou confiam em fontes duvidosas. 

O resultado é uma dieta muito pobre que acelera a redução de peso, mas também acelera a degradação da saúde. 

Aí não vira.

A questão do efeito sanfona

Outra crítica que se faz a uma dieta baseada em comida low carb é que uma parcela expressiva dos quem segue a receita acaba vivendo o chamado “efeito sanfona”. Ou seja, consegue reduzir o peso corporal, mas volta a ganhá-lo não muito tempo depois.

Isso ocorre porque é insuportável manter a dieta low carb de modo permanente. É uma dieta de “tiro curto”, rápida, porém intensa. A maioria das pessoas, sem acompanhamento, não consegue voltar a sua rotina alimentar de forma equilibrada.

Pelo contrário, confiantes de ter alcançado o objetivo, se entusiasmam a “viver de novo a vida”. Aí já viu… chutam o balde.

Afinal, comida low carb faz bem?

A dieta low carb traz resultado, embora exija muito sacrifício. O grande problema é tentar fazer essa dieta sem acompanhamento profissional. Sem apoio aumenta muito as chances de errar na elaboração do cardápio e sofrer mais do que o necessário. 

Um profissional ajuda a evitar que sua alimentação fique muito pobre em nutrientes, além disso, ele também poderá ajudar em relação ao efeito sanfona. Para evitar essa situação, é necessário receber uma reeducação alimentar para pôr em prática com o término da dieta. 

Portanto, o problema não é a comida low carb, a dieta em si, mas o modo de preparo. Seguindo tudo direitinho, não vai prejudicar sua saúde, mas não significa que será fácil e que você conseguirá seguir essa dieta.

E se não conseguir, tudo bem. Não existe uma receita perfeita que funciona pra todo mundo. Alguns se dão bem com a dieta low carb, outros se dão melhor com outras. O que importa é você encontrar uma dieta que consiga se adaptar e atingir o seu objetivo.

Portanto, se já tentou de tudo e ainda não conseguiu o que queria é válido tentar a comida low carb, mas recomendamos que conte com um suporte de uma nutricionista. Gostou deste conteúdo sobre comida low carb? Ai que bom, miga. Então faz um favorzinho? Curta, compartilhe, segue nosso Instagram. Isso ajuda muito o nosso trabalho. Bjs.

Deixe um comentário

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.

Instagram

Arquivos