8 Mitos sobre Alimentação Saudável

/
/
8 Mitos sobre Alimentação Saudável

Gente, mas tem muitos mitos sobre alimentação saudável espalhados nas “interwebs” da vida. Aliás, em tudo que é lugar. Alguns mitos frequentam ainda os noticiários, os programas de fofoca, as revistas femininas… Aí fica difícil esclarecer para o público o que é fato e o que é fake.

Mas não desistimos. Afinal, temos o compromisso de ser transparente para com o nosso público e divulgar boas práticas sobre alimentação.

Abaixo, vai a nossa contribuição para esclarecer quais são os principais mitos sobre alimentação saudável.

Pega na nossa mão e vem melhorar sua dieta. É possível reduzir o peso corporal com qualidade de vida. É possível emagrecer sem sofrer e provando verdadeiras delícias. 

Veja os tópicos abaixo.

Principais mitos sobre alimentação saudável

Você já ouviu falar que manga com leite faz mal? Chá causa impotência? Será que virar vegetariano é o suficiente para uma mudança drástica na balança? 

Esses são alguns dos mitos, das dúvidas sobre alimentação saudável que atravessam gerações e causam muita confusão e desconfiança.

A seguir comentamos todos eles. Vai perder? Confira!

Chá causa impotência

Mitooooo. Conversa, groselha, papinho. Essa história surgiu provavelmente porque os chás causam efeito relaxante. 

Mas uma coisa é ficar calminho, outra é coisa “morrer”. 

Na verdade, tem chás até com propriedades afrodisíacas, como o chá de catuaba e o chá-preto. Portanto, pode beber a vontade que não será isso que prejudicará sua libido. 

Comida vegetariana reduz peso

Esse é um mito sobre alimentação saudável que pega muita gente. Afinal, a palavra “vegetariano” é carregada de muitas associações que nos fazem crer que ela é a solução para quase tudo quando se trata de dieta. “Menos calórica”, “Sem gordura”, “natural”, etc.

Ok, é bem verdade que a comida vegetariana é mais saudável, tem mais fibras, legumes e vegetais, mas se engana quem pensa que não tem calorias.

Comida vegetariana também pode ser muito calórica. Alguns pratos recebem molhos, gordura, frituras. Se você não dosar, botar pra dentro um balde desse tipo de alimento e não compensar com exercícios físicos, você vai virar uma “bolinha”. Vegetariana, mas ainda uma bolinha. 

Comer a cada três horas acelera o metabolismo e reduz peso

Outro caô. Não faz uma coisa e nem outra. Na verdade, o ideal é ingerir pequenas porções em intervalos mais frequentes. Desse modo o estômago não fica vazio e não é obrigado depois a receber uma dose cavalar de comida para digerir.

Pequenas porções em intervalos próximos e regulares ajudam a controlar os hormônios responsáveis pela fome e saciedade. Além disso, colabora para o conforto intestinal.

Manga com leite faz mal

Miga, esse é o papinho que mais causa indignação. Como assim?! Como dois alimentos tão maravilhosos juntos vão fazer mal? Se a lógica for, “eles fazem mal porque são tão gostosos, tão viciantes que faz o ponteiro da balança explodir”. Ok, só se for. 

Do contrário, não tem motivo para evitar. Leite é um alimento completo. Só é contraindicado para os intolerantes a lactose. Já a manga é rica em fibras e enzimas que facilitam a digestão.

A união dos dois faz um supercombo, uma explosão de sabor e nutrientes. 

Quem inventou essa lebre só podia estar na zoeira.

Aquecer o azeite faz mal

Há uma lenda de que se você aquecer demais o azeite, a temperatura elevada converte as gorduras benéficas em substâncias perigosas. 

Isso é verdade, porém para você conseguir fazer isso deve cozinhar em uma turbina de foguete e está muito a fim de esquentar o azeite. 

Um estudo da Universidade de Campinas verificou que para os compostos do azeite se modificarem até se tornarem nocivos a nossa saúde é preciso submetê-lo a um calor muito intenso e por tempo prolongado. O que não é o padrão na cozinha brasileira. Então, não esquenta com isso.

Os nutrientes sempre são reduzidos quando cozinhados

Mais ou menos…

De fato é melhor comer frutas e hortaliças em seus aspectos naturais, mas o cozimento é indispensável para absorver nutrientes importantes de outros alimentos. 

Por exemplo, o tomate. Em seu estado cru, é possível absorver apenas 13% de licopeno, substância que ajuda a prevenir câncer. Em forma de molho, entretanto, o índice de absorção sobe para 70%. 

Há casos de alimentos em versão crua que prejudica a ingestão de determinados nutrientes. Portanto, desencana de evitar sempre de cozinhar seus alimentos. Evite no caso de frutas e legumes, mas o ideal é intercalar o preparo dos alimentos.

Ovo faz o colesterol disparar

Seguindo com a lista de principais mitos sobre alimentação saudável, ovo faz o colesterol disparar?

Olha, que ovo tem colesterol, isso é inegável. Sua gema é um poço de colesterol. Porém, a turma do jaleco branco já descobriu que absorvemos apenas 1/3 de seu colesterol. Outra informação importante é que o próprio alimento conta com substâncias que bloqueiam a chegada dessa partícula no sangue. 

Alguns estudos ainda indicam que o ovo aumenta o HDL, o “colesterol bom”. 

Então, relaxa quanto ao consumo de ovo. Claro que se você comer uma granja inteira vai dar ruim pro seu corpo, mas não exagerando, vai pegar nada.

Suco, refresco e néctar são tudo a mesma coisa

Errou feio, errou rude. Outro mitaço em relação à alimentação saudável. Suco, refresco e néctar são bem diferentes.

O suco é feito 100% da fruta e não recebe adição de açúcar artificial. Já o néctar é feito de 30% a 50% da polpa da fruta e é “inteirado” com corantes, água, etc.

E o refresco? É a pior opção de todas. Tem menos polpa que o néctar e mais açúcar.

Chega de viver de mitos equilibre sua dieta com Delícias Fit!

Quer garantir uma alimentação saudável e saborosa? Então, gata, dê um pulinho no nosso site e confira nossas ofertas. Trabalhamos com doces fitness para café da manhã à ceia. Temos variedade de sabores ideais para todo tipo de dieta.

Nossos doces são perfeitos para diabéticos, pois usamos adoçantes naturais, e atendemos pessoas com intolerância a lactose e glúten.

Vem conferir! Gostou deste conteúdo sobre mitos da alimentação saudável? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Deixe um comentário

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.

Instagram

Arquivos