8 Dicas para fazer uma Festa Junina Saudável

/
/
8 Dicas para fazer uma Festa Junina Saudável

Chegou a época boa! Época para um bom desafio: é possível fazer uma festa junina saudável?

O que vem na sua cabeça ao pensar em festa junina? Comida farta e gostosa. Mas você sabe que muito do que é vendido na festa é pesado em calorias, ultraprocessados e outros ingredientes que não fazem nada bem para o corpo.

Mas não se preocupe. Não vou ser a chata que fica desestimulando você curtir a sua festinha junina.

Venho com a intenção de mostrar que o desafio de fazer uma festa junina saudável é possível e sem perder o mundo de delícia que o evento proporciona.

Basicamente, você precisa evitar alguns alimentos e substituir ingredientes por outros melhores.

Mas já estou adiantando muito. Confira nos próximos tópicos como fazer uma festa junina saudável.

8 dicas para fazer uma festa junina saudável

Selecionar os melhores momentos, fazer algumas trocas espertas, preferir determinados preparos, todas as dicas são úteis para diminuir a bomba calórica que este evento tão tradicional no nosso país costuma representar.

Prepare o print, compartilhe no zap, anote onde for possível. Essas dicas vão te ajudar muito a participar da festa sem se desfazer de suas conquistas fitness.

Melhores comidas típicas de festa junina

A primeira dica para uma festa junina saudável é investir nas opções com mais vitaminas, minerais e fibras.

As fibras são um grande diferencial, porque elas aumentam a saciedade (a sensação de corpo nutrido), e melhora o trânsito intestinal. Elas ainda são ótimos recursos para controlar a glicemia.

Destaco:

  • Cuscuz;
  • Pinhão;
  • Pipoca;
  • Milho-cozido;
  • Bolo de fubá;
  • Batata-doce cozida;
  • Churrasquinho.

Sim, até o churrasquinho pode incluir no cardápio. Claro que não é para enfiar o pé na jaca, moderação mulher. Comendo de tudo um pouco não tem problema.

Também destaco que essa lista é a mais cômoda para quem só quer curtir sem ter nenhum tipo de trabalho. E para quem consome carne, sem problema.

Mas é possível melhorar ainda mais a qualidade nutricional dos alimentos a se consumir na festa junina (veja os próximos tópicos).

Piores comidas típicas de festa junina

Agora segue uma lista dos alimentos a se evitar a todo custo. Tudo que for processado, esqueça. Cachorro-quente, hambúrguer não são muitos comuns, mas pode ser que encontre. Salsicha e o burguer são ultraprocessados e uma agressão para o seu organismo. Corte.

Fique de olho no excesso de gordura e calorias. Para te ajudar a identificar as ciladas, vai à lista dos piores alimentos em festa junina:

  • Caldo verde;
  • Pastel frito;
  • Pamonha;
  • Canjica;
  • Arroz-doce;
  • Cachorro-quente;
  • Paçoca;
  • Quentão.

Desanimou? Não fica assim não. É possível fazer algumas adaptações em alguns desses pratos típicos para você curtir o São João sem medo e culpa.

Substituições saudáveis

Seguindo com as dicas de como fazer festa junina saudável, muitas questãs podem ser resolvidas se você fizer uma substituição certeira.

Por exemplo, você pode trocar o leite de vaca pelo leite de soja para fazer o cural. É uma receita que os veganos vão adorar.

Aliás, é sempre prudente deixar reservado algum alimento vegano, caso você não seja. Esse público aumentou muito nas últimas décadas e hoje é quase impossível não conhecer ninguém que opte em dispensar alimentos de origem animal.

Outra boa ideia é trocar o churrasquinho por espetos de vegetais. Sabe a linguiça no caldo verde? Então, troque por tofu grelhado e sinta o espetáculo da troca.

Se você gosta muito de um dos alimentos apontados na “lista negra” acima, pense nos ingredientes que mais fariam sentido de sair da cena e de entrar na festa. Experimente. Teste.

Tenha o controle da cozinha da sua festa

Se você está disposta a fazer substituições, outra dica é matar a cozinha no peito, assumir o avental e colocar a mão na massa.

Ninguém melhor do que a cozinheira para ter controle no preparo dos alimentos e se certificar que todas as trocas necessárias foram de fato feitas, testadas e aprovadas.

Chefiar a cozinha garante saber a procedência dos comes e bebes.

Vale lembrar que as versões caseiras dos alimentos costumam ser mais saborosas e saudosas, porque são livres de aditivos químicos.

O que fazer se cair na tentação

Digamos que está tão louca por determinado prato que decidiu chutar ou balde, ou ficou sem graça de recusar. Bom, não importa o motivo, você comeu o que sabe que não devia. Nesse caso há algo que se possa fazer para diminuir o estrago?

Recomendo beber bastante água. Ela hidrata o corpo e elimina os resíduos dos alimentos não saudáveis.

Outro recurso interessante é apelar para os chás que também são hidratantes. Eles têm a vantagem ainda de combinar melhor com a ocasião e o clima, normalmente frio. Um chá quentinho pode ser mágico.

Dicas para paçoca e pé de moleque

São doces emblemáticos da festa junina, pena que ambos têm açúcar em excesso e acabam com qualquer dieta. Mas se deixar de comê-los for um grande sacrifício nessa época do ano recomendo que faça ou procure por versões lights.

Não é a melhor solução, mas reduz o estrago.

Dicas para o quentão

Outro símbolo desta época do ano. Um quentão no frio é bom demais, mas não dá pra fazer uma festa junina saudável com a sua versão tradicional. Além do açúcar, a bebida tem álcool.

A dica é reduzir a quantidade de açúcar e adicionar chá de hibisco.

Invista em doces fitness

Se você ficará responsável de organizar o evento e está comprometida em promover uma festa junina saudável, recomendo então você pesquisar sobre doces fitness.

São doces com zero açúcar, glúten e lactose. Não pense que se tratam de versões sem graça dos doces tradicionais, não é preciso ter açúcar para ser doce. Os ingredientes usados são naturalmente adocicados e acabam substituindo os elementos mais nocivos das versões tradicionais industrializadas.

Você pode ver vários exemplos de doce no meu Insta. Confere lá!

Espero que essas dicas tenha sido úteis para você conseguir fazer uma festa junina saudável. Pode dá um pouquinho de trabalho na primeira vez, mas depois que você experimentar os resultados e pegar o jeito das receitas você não vai querer fazer diferente. Precisando de alguma ideia, apoio, sugestões, manda um recadinho. Até a próxima. Bjj.

Share:

Deixe um comentário

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.

Instagram

Arquivos